Tuesday, May 07, 2013

SOU BAMBA, SOU DO SAMBA



Sou do centro-oeste, do cerrado e grandes sertão veredas. Acostumada com sertanejo, forró e arroxa. Cresci ouvindo modão e já na adolescência me identifiquei com o sertanejo universitário. “Já curti rock, samba reggae, funk, charme, num swing arretado o meu nome já deixei, olodum, frevo, forró, folia de reis, até salsa e merengue, te confesso que dancei bolero, valsa, capoeira, caipira, candomblé, bumba-meu-boi, até cai no baião...”  

Dancei na Estudantina, a casa de Gafieira mais tradicional do Rio.  Foi criada na década de 20, no ano 1928. Fundada por um estudante de direito, do qual originou o nome “ESTUDANTINA MUSICAL”, foi berço para a popularização da música brasileira em meio a intelectuais e boêmios.

E quem diria haver uma Goiana do “Pé Rachado” bailando em gafieira. Conto-lhes que estou encantada com aquele lugar. Uma decoração de encher os olhos, a qualidade da música encanta os corações e a energia das pessoas faz-se rir sem esforço. As bailarinas da Geografia me surpreenderam quando me levaram até a Estudantina e já lhes adianto; lugar bom e barato. Vale a pena conhecer.

“... Até quem não é bamba, gosta de um repique, de um pandeiro de um cavaco, de um tantã e violão, fica maneiro quando chega fevereiro, afinal sou brasileiro, vou pra avenida sambar La la labamba...” 

Continuei a sambar, dessa vez foi na Lapa 40 graus. Um clube noturno, como o nome já revela fica na Lapa. Minha primeira experiência na Lapa não foi das mais agradáveis, como contei a vocês. Mas dessa vez me surpreendi. Esse clube noturno é incrível, mas não é barato como na Estudantina. Quem administra a casa é o sambista Carlinhos de Jesus que conseguiu incorporar uma proposta de Gafieira, bar, sinuca e show num mesmo lugar.

Dancei muito ao som de Carrossel de Emoções, pra quem não conhece é um bloco de funk que resgata o funk dos anos 90. Totalmente encantador e animado, só cantando e dançando pra entender o que falo. Ouvi dizer que eles já foram uma vez em Goiânia.

Carrossel de Emoções: 

 



“Você pagou com traição, a quem sempre lhe deu a mão...” Botafogo, Botafogo, campeão desde 1907 , foste herói em cada jogo, Botafogo... Parei de sambar e dessa vez fui ser bamba. Fui até Volta Redonda ver a final da Taça Rio, um belo jogo entre Botafogo e Fluminense. Acompanhei uma amiga Botafoguense e confesso que estou encantada com o time. O Botafogo ganhou e foi Campeão Estadual 2013. Uma loucura só no Estádio, alegria, energia, suor, emoção. Tantos sentimentos, tantos hinos cantados, tanta vibração. Foi hesitante. Depois do jogo ainda fomos para a sede do time, comemorar a taça. Foi lindo!


 
 









O que não anda sendo lindo é a tal da Geomorfologia Costeira. Preciso estudar muito para compreender a compartimentação do litoral brasileiro. E vou seguindo, passando as tardes na biblioteca da UFF.                                                             

                                                                

 






No comments: